Programa Globo Rural – Horário e conteúdo

Programa Globo Rural – horário, conteúdo

Intitulado pela Rede Globo de Televisão como um “telejornal matutino rural”, o Globo Rural está no ar desde 1980. Em 2010 passou por um processo de repaginação que visava manter os já fiéis telespectadores e conquistas muitos outros. E deu certo, já que o programa mantém bons índices de audiência no ibope.

Globo Rural atualmente

Apresentado por Ana Paula Campos, o Globo Rural é exibo de segunda a sexta-feira com 30 minutos de duração total, sempre por volta das 05h50/06h. As edições diárias transmitem ao telespectador todas as informações sobre o meio rural, especialmente cotações do mercado agrícola e a já tradicional previsão do tempo, que é apresentada pela jornalista Eliana Marques.

Referência na programação

Nas manhãs de domingo o programa é ainda mais tradicional na programação da Tv brasileira. O Globo Rural dominical é apresentado por Nélson Araújo e Helen Martins. E vai ao ar mais cedo, sempre às 08h05 com duração de 55 minutos. Quase o dobro de duração do programa que é exibido de segunda a sexta-feira.

Só que no domingo, até mesmo pela duração do programa ser maior, a interação com seus telespectadores é um diferencial. Mensagens e dúvidas diretas são tiradas sobre o campo e sua segmentação, como formas de plantio, dicas de especialistas, formas de plantação etc. Tudo sem deixar de lado a raiz do programa e sua identidade com esse tipo de mercado.

Reportagens sempre à frente

O Globo Rural já fez de pequenas reportagens até grandes e inesquecíveis matérias jornalísticas. De receitas variadas até denúncias, passando por peculiaridades e demais características agrícolas.

Há na internet, no próprio site de notícias da Globo (Globo.com), uma seção intitulada “Agrícola”. Ali você pode conferir matérias que já circularam pelas edições diárias do programa sem perder nenhum detalhe de imagem e som. Além, é claro, de toda cobertura noticiosa do setor.

Toda essa abrangência e, mais ainda, abordagem, deram início à revista Globo Rural, que teve sua primeira edição impressa no ano de 1985. Na revista os temas são mais explorados e as pautas fazem mais aberturas para a cultura agrícola, tecnologia, lazer, culinária e prestação de serviço para quem tem no campo sua principal (ou única) fonte de renda.

A revista, hoje, é dividida em nove seções bem distribuídas e que vão de encontro ao que buscam empresários e pessoas que trabalham com esse ramo de atividade. Também sofreu uma repaginação, só que em 2001.

As seções atualmente são: Globo Rural responde, como plantar, como criar, como fazer, receitas, balaio, varanda, produtos & mercado e campo aberto.

Lembrando ainda que a revista pertence a Editora Globo e sua assinatura pode ser feita pela internet, no próprio site da editora, com condições especiais de pagamento todo início de mês (e dependendo do ciclo de assinatura do cliente).

Ainda segundo a Editora Globo são impressos mais de 120 mil exemplares da revista Globo Rural por edição e sua circulação é de caráter nacional.

Seguidores do programa se espalham por redes sociais como Twitter e Facebook, onde assuntos também são discutidos por internautas.

Ainda não há uma completa interação do programa com esses meios, mas é possível observarmos sugestões de pautas tanto para a revista como para o Globo Rural na TV.

Escolha seu meio favorito (TV, revista ou internet) e fique craque nos assuntos do campo.

Comentários

comentários

Veja Também:close