Projeto Viva Universidade 2013: cursos gratuitos em Belém PA

Projeto Viva Universidade 2013: cursos gratuitos em Belém PA

Se você mora em Belém e busca por um curso profissionalizante que lhe proporcione oportunidades no mercado e valorização de trabalho, aproveite. Criado por alunos e docentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), o projeto Viva Universidade oferece cursos gratuitos na área de informática. O público alvo são jovens e adultos que buscam valorização profissional, melhores oportunidades de trabalho e complemento de renda familiar.

São três cursos oferecidos: manutenção de computadores, inclusão digital e programação de rede. O segundo curso tem foco especializado em ensinar o usuário a navegar na internet, quais cuidados deve tomar, quais os melhores serviços para utilizar etc. A carga horária de cada curso é de 20 horas.

Estrutura

Cada curso é dividido em módulos especializados e os alunos matriculados realizam todos os três. Os três cursos funcionam de forma a esperar uma evolução por parte do aluno em relação à informática. Começa-se pelo aprendizado de manutenção de computadores, conhecendo a forma com que funciona cada peça de um computador e sua função. A próxima etapa lógica é aprender a utilizá-lo após ligado, culminando com uma melhor compreensão de como usar o sistema operacional, programas e a internet.

A progressão lógica termina no aprendizado de montagem de redes, algo que é muito pedido pelas vagas de emprego da área de informática e representa uma barreira para muitos profissionais. De acordo com informações da UFPA, cada aluno é avaliado de forma isolada e o aprendizado acontece em seu próprio ritmo.

Importância

Vivemos em uma época em que poucas profissões não utilizam um computador em alguma etapa de seu processo. Cada vez mais é maior a demanda por profissionais com capacidade de lidar com este tipo de máquina e saber trabalhar da melhor forma possível com elas dentro do contexto de sua função. Só que a realidade é outra: são poucos os profissionais qualificados, dependendo da região. O Viva Universidade surge em uma época propícia em uma região que, segundo a própria UFPA, tem deficiências neste setor.

Através dos cursos oferecidos pelo Viva Universidade, a mão de obra qualificada ficará mais valorizada e capacitada. Um profissional que sabe utilizar um computador e, mais do que isso, sabe formas de melhorar a dinâmica do trabalho tendo a informática como aliada é um profissional que nunca deixará de ser valorizado no mercado de trabalho. Esta é a filosofia pregada pelos agentes do Viva Universidade nas escolas que visitam ao promover os cursos de informática.

O projeto

O projeto Viva Universidade surgiu da iniciativa dos próprios alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o objetivo de melhorar a qualificação da mão de obra na área de informática em Belém, no Pará. Com a aprovação – e ingresso – dos professores, o projeto ganhou corpo e já recebe inscrições de escolas interessadas em matricular seus alunos nos cursos oferecidos. Uma parte da filosofia do curso diz respeito à evolução do aprendizado do aluno: não querem formar vários alunos iguais, e sim capacitar o que cada um pode oferecer de diferente ao contexto do trabalho. Informações mais especializadas sobre o Viva Universidade podem ser obtidas no site da UFPA.

Comentários

comentários

Veja Também:close