Prouni 2014 – O que é, Como Funciona e Inscrições

Prouni 2014 – O que é, Como Funciona e Inscrições

O Programa Universidade para Todos, também conhecido apenas como Prouni, foi criado pelo governo federal para ampliar as oportunidades dos estudantes brasileiros cursarem o ensino superior e assim poder uma carreira profissional de sucesso. Isso porque a principal finalidade deste programa é conceder bolsas de estudo parciais ou integrais para que os estudantes possam fazer o seu curso superior em alguma instituição particular de ensino que seja credenciada ao programa.

Criado no ano de 2004 pelo governo federal, o processo seletivo do Prouni começou a ser feito em 2005 e agora é realizado em duas etapas por ano. Uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. Entre a data de sua criação e o ano de 2011, o Prouni já havia beneficiado mais de 919 mil estudantes. Mais de 65% deles conseguiram obter as bolsas integrais ofertadas pelo programa.

Como funciona o Prouni 2014?

É importante lembrar que para participar das seleções do Prouni é indispensável ter feito Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido pelos alunos apenas como Enem, prova realizada anualmente pelo MEC e que serve como processo seletivo para diversas instituições de ensino superior do país, além ainda de servir como processo seletivo para alguns programas do governo federal.

Existem outros requisitos para que os estudantes possam participar das seleções do Prouni. É preciso ter cursado todos os anos do ensino médio em escolas públicas ou então como bolsista integral em escolas particulares.

Além disso, é preciso que o estudante tenha renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Neste caso, o aluno irá concorrer às bolsas integrais. A exigência para aqueles que desejam concorrer às bolsas parciais é de que a renda por pessoa da família seja de até três salários mínimos.

Vale lembrar que pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino também podem participar da seleção no Prouni.

Inscrições do Prouni 2014

As inscrições para participar do processo seletivo do Prouni são gratuitas e podem ser feitas pelo site do programa na internet. Na hora de fazer a inscrição é necessário que o estudante tenha em mãos o número de inscrição e a sua senha do último Enem e também o seu número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

No portal da Prouni na internet, o estudante poderá consultar quais são as instituições de ensino e quais os cursos de graduação que fazem parte do programa. No ato da sua inscrição, o estudante terá que escolher, de acordo com suas preferências, duas opções de instituições de ensino, cursos de graduação e turnos dentre as opções que estão disponibilizadas pelo Prouni.

Depois que o prazo de inscrição se encerra, o Prouni classifica os alunos de acordo com suas notas obtidas no Enem e as opções que foram feitas no momento de inscrição. Caso o estudante não seja chamado na primeira ou segunda chamada, será preciso manifestar o interesse em participar da lista de espera do Prouni.

Quem não conseguir a bolsa de estudo ofertada pelo Prouni pode ainda optar pelo Fies, programa de Fundo de Financiamento do Ensino Superior, que dá aos alunos de instituições de ensino a possibilidade de financiar até 100% das mensalidades do curso de graduação escolhido.

Comentários

comentários

Veja Também:close