Semente de chia: benefícios para a saúde

Semente de chia: benefícios para a saúde

Não muito conhecido e nem por isso menos importante. A semente de chia é uma poderosa aliada da boa saúde e do controle de peso, colesterol e demais benefícios.

Sementes de chia no emagrecimento

O grande foco da maioria das pessoas é, sem dúvida, a perca de peso. E a semente de chia aparece como grande aliada nesse processo. Através de uma reeducação alimentar, exercícios físicos básicos (como caminhada, por exemplo) e o consumo da semente regularmente, a pessoa pode perder de cinco até 12 quilos em um único mês.

Consumida cerca de 30 minutos antes das principais refeições, a semente de chia forma uma espécie de “gel” no estômago, que dá a sensação de saciedade antes mesmo da primeira colherada. Sem contar que a sua alta quantidade de fibras (30% a mais do que a Aveia, por exemplo), regula o intestino logo nos primeiros dias.

Combate feroz a doenças do cotidiano

Além de poderosa aliada no emagrecimento, a semente de chia também é apontada por especialistas como riquíssima em ômega 3. Ela tem quase 400% da nossa necessidade diária da substância, o que favorece (e muito) a saúde e o bom funcionamento do coração.

A semente de chia também combate os radicais livres. Ou seja, nutre a pele naturalmente e combate o envelhecimento precoce. Por possuir mais cálcio do que o leite e mais ferro do que o espinafre, por exemplo, a chia ajuda na formação óssea e diminui significadamente as chances de doenças crônicas, casos da osteoporose.

Em 100 gramas de brócolis podemos encontrar uma ótima concentração de magnésio, substância fundamental para o bom funcionamento do cérebro e das funções cognitivas. Uma colher de sopa da semente de chia tem 15 vezes mais magnésio do que essa mesma porção de brócolis.

Além de ser rica em Vitamina A, que favorece a manutenção de nossa visão e saúde dos olhos e das córneas, a semente de chia esbanja sua concentração de Zinco, que ajuda a aumentar as defesas naturais do organismo, deixando seu sistema imunológico pronto para qualquer batalha.

Comece a utilizar hoje mesmo

A semente de chia também possui boa concentração de Cobre, que favorece a boa elasticidade da pele. E o melhor: suas sementes podem ser incluídas nas principais receitas do dia-a-dia, como pães, saladas etc.

Também pode ser batida num liquidificador junto a 200 ml de leite desnatado. Basta adicionar uma colher de sopa da semente e tomar duas vezes ao dia. Também pode ser consumida em cápsulas, cerca de cinco por dia. Mas nutricionistas apontam que nessa propriedade sua eficiência natural pode ser reduzida em até 25%.

A semente de chia também é comercializada em forma de flocos, como acontece com a Aveia. Devido ao processo industrial para atingir essa forma, sua eficiência natural, segundo nutricionistas, é quase 13% menos do que consumir a própria semente (em grãos).

Especialistas sugerem que as pessoas façam um rodízio de sementes e fibras e não fiquem apenas na semente de chia, por exemplo. Apesar dos seus efeitos satisfatórios, consumi-la em excesso pode desregular as funções básicas do organismo.

Comentários

comentários

Veja Também:close