Sisutec: o que é e como funciona

Sisutec: o que é e como funciona

O Sisu (sigla para Sistema de Seleção Unificada) é um programa do Ministério da Educação que começou a ser implantado em caráter nacional a partir de 2009. O objetivo deste sistema é ampliar e modernizar, através da informática, o acesso de jovens à educação superior no Brasil. Atualmente, muitas instituições públicas de ensino superior estão utilizando integralmente o Sisutec (plataforma online do Sisu) para seleção de alunos. Outras instituições, por sua vez, se utilizam de uma adesão parcial, reservando determinada porcentagem de suas vagas pelo Sisu. Há, por fim, aquelas que se mantêm no sistema tradicional de seleção, o processo vestibular.

A posição dos estudantes no Sisutec é determinada a partir da nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Quando os candidatos fazem a inscrição no Sisutec, têm a possibilidade de optar por dois cursos em diferentes instituições. Estas opções podem ser posteriormente alteradas, desde que respeitados os prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação. Cada instituição inscrita no programa determina as chamadas notas de corte, que são os valores de referência mínimos para que um estudante possa concorrer às vagas.

Funcionamento do Sisutec

O Sisutec, como mencionamos, é a plataforma online do Sistema de Seleção Unificada. Nesta plataforma são reunidos os cadastros de estudantes e instituições de ensino. Estas devem fornecer, em seus perfis na plataforma, informações como nota de corte, cursos oferecidos e número de vagas para cada curso. Atualmente, o Sisutec tem mais de 40 mil vagas cadastradas, distribuídas entre 54 universidades. Em relação aos cursos, há mais de 1,1 mil no momento.

Uma das grandes vantagens do Sisutec é a possibilidade que as instituições de ensino têm de atribuir diferentes pesos às notas do Enem, em relação às disciplinas pedidas na prova. Um curso superior de Matemática, por exemplo, pode atribuir uma importância maior à nota da prova de Ciências Exatas do Enem, enquanto um curso de História pode valorizar a prova de Ciências Humanas. Com isso, os estudantes têm a garantia de uma maior valorização naquelas disciplinas que possivelmente terão utilidade para sua formação superior. A nota de corte, por sua vez, é diariamente atualizada na plataforma. Contudo, estes valores servem apenas como referência. A nota de corte que realmente importa é aquela que estará disponível durante o período de inscrição para os cursos.

Como se inscrever no Sisutec

Para fazer sua inscrição no Sisutec, é necessário apenas informar seus dados pessoais e, em seguida, selecionar em quais cursos e instituições você deseja tentar uma vaga. Antes de escolher, é possível ter acesso aos dados sobre possíveis notas de corte e período das próximas inscrições.

Como se matricular em um curso

Caso você tenha superado a nota de corte em um dos cursos escolhidos, e esteja dentro do limite de vagas ofertadas, terá direito à matrícula na instituição. Para se matricular, você deve ir até a universidade escolhida. Este processo não pode ser realizado online.

Lista de espera

Além do preenchimento das vagas há também a lista de espera, com os nomes dos alunos que serão chamados caso haja vagas remanescentes. Se você está em alguma lista de espera, fique atento às datas das chamadas posteriores.

Comentários

comentários

Veja Também:close