UEFA Champions League: história, regulamento e maiores vencedores

UEFA Champions League: história, regulamento e maiores vencedores

Torneio mais charmoso e o mais disputado do mundo. Essa é a Liga dos Campeões da Europa, conhecida tradicionalmente como UEFA Champions League, que é disputada todos os anos por 32 equipes de diversos países, sempre a partir do mês de julho.

Como funciona a disputa da UEFA?

São oito grupos de quatro times cada (como funciona na Copa do Mundo, por exemplo). Antes disso ocorrem três eliminatórias classificatórias que lançam 16 equipes no sorteio. As outras 16 equipes já estão previamente classificadas, somando-se assim 32 times na disputa.

Cada país Europeu tem uma cota de participação na UEFA Champions League. A França, por exemplo, leva em média três equipes para disputar o torneio. A Itália, em média quatro. E assim por diante, baseando-se na classificação nacional de cada time dentro do seu país.

As partidas são disputadas em jogos e ida e volta. Cada time tem o direito de disputar jogos em sua casa e depois visitar a casa dos seus adversários. Por vitória conquistada a equipe soma três pontos. Empate contabiliza um ponto para cada time e a equipe derrotada naquela partida não pontua.

Classificam-se dois times de cada chave pelo critério de pontos conquistados (o primeiro e o segundo colocado de cada chave). Caso ocorra igualdade de pontos o critério de desempate são os gols feitos. Permanecendo a igualdade leva-se em consideração os gols sofridos e, em caso de igualdade a somatória de pontos nos dois confrontos entre os times que dividem a mesma pontuação.

As fases seguintes, onde se classificaram 16 equipes também tem jogos de ida e volta. A equipe que obtiver melhores placares avança para a fase seguinte, até chegar à final do torneio, que também é disputada em jogos e ida e volta. O campeão garante vaga no Mundial de Clubes da FIFA.

Equipes mais vitoriosas

Como não poderia ser diferente a UEFA Champions League já foi vencida por 22 times diferentes. Desses, 12 já ergueram a taça mais de uma vez. Entre as equipes que mais venceram o torneio podemos citar o clube espanhol Real Madrid, com o acúmulo de 9 canecos.

Em seguida temos o italiano Milan, com 7 títulos e quatro vice campeonatos, seguido de perto Bayern de Munique, da Alemanha, que acumula 5 taças. Também com 5 taças temos o Liverpool, da Inglaterra. O espanhol Barcelona tem 4 taças e o holandês Ajax, também 4.

Artilharia pesada desde sempre

A UEFA Champions League é tradicionalmente conhecida pelo número de gols marcados por seus artilheiros. Podemos destacar nessa matéria, os seguintes goleadores:

Com 12 gols marcados em uma única edição:

— Cristiano Ronaldo (Real Madrid, 2012/13);

— Ferenc Puskás (Real Madrid, 1958/59);

— Lionel Messi (Barcelona, 2011/12);

— Van Nistelrooy (Manchester United, 2002/03);

— Gerd Muller (Bayern de Munique, 1972/73).

O maior artilheiro de uma mesma edição da UEFA Champions League atende pelo nome de Lionel Messi, argentino. Na temporada 2011/12 o prodígio balançou as redes adversárias 14 vezes, cravando assim seu nome na história do torneio.

Dentre as equipes que “bateram na trave”, literalmente, temos o Valência, da Espanha, com dois vice-campeonatos. E o Stade de Reims, da França, também vice-campeão duas vezes.

Comentários

comentários

Veja Também:close