UFLA: cursos menos concorridos

UFLA: cursos menos concorridos

UFLA: cursos menos concorridos

A UFLA (Universidade Federal de Lavras) é uma das universidades federais de Minas Gerais, juntamente com UFU (Uberlândia), UFV (Viçosa), UFMG (Belo Horizonte) e outras. Fundada em 1908, a instituição oferece atualmente 23 cursos de graduação presenciais e outros cinco à distância, além de especializações, mestrados e doutorados. O IGC (Índices Gerais de Cursos), do MEC, colocou recentemente a UFLA no topo dos índices de qualidade de Minas Gerais, além da segunda posição em termos nacionais.

História da UFLA

A UFLA foi criada a partir da ESAL (Escola Agrícola de Lavras). Por isso, até hoje, a instituição se destaca no ensino, pesquisa e extensão em áreas como Zootecnia e Agronomia. Contudo, cursos de outras áreas, como Direito e Engenharias, também são constantemente muito bem avaliados.

O atual nome da instituição foi recebido apenas em 1994, através da Lei 8956, sancionada pelo então presidente Itamar Franco. A ESAL, então, passou a ser Universidade Federal de Lavras. Apenas dois anos após seu reconhecimento como universidade, a instituição foi eleita a terceira melhor do país pelo renomado Guia do Estudante.

Ensino, pesquisa e extensão

Não é apenas a qualidade do ensino que impulsiona a UFLA nos rankings nacionais. A instituição é reconhecida por ser uma das que melhor utilizam o tripé “ensino, pesquisa e extensão”, um dos lemas das instituições públicas de ensino no Brasil. Para termos uma ideia do potencial da UFLA, atualmente são desenvolvidos 100 grupos de pesquisa na universidade, além de noventa projetos de extensão.

O corpo docente da UFLA também se destaca por sua alta especialização Atualmente, há apenas um professor graduado e um especialista na universidade. Outros 57 têm mestrado, mas a imensa maioria, 523, têm doutorado em sua área de ensino.

Processo seletivo da UFLA

Recentemente, a UFLA passou a adotar integralmente o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para prover acesso às vagas dos cursos de graduação. Ou seja, o vestibular tradicional foi extinto, sendo utilizada apenas a nota do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) como critério para admissão na instituição.

Para estar apto a concorrer a uma vaga de graduação na UFLA, o candidato deve igualar ou superar a nota de corte do curso pretendido. Este valor pode ser consultado no Sisutec durante o período de seleção da UFLA. Se preencher este critério, o estudante terá sua nota comparada à de outros que desejam ingressar no curso, compondo a lista de convocação ou a lista de espera.

Cursos menos concorridos da institução

Graças às suas posições de destaque nos mais diversos rankings da educação superior do Brasil, a UFLA é reconhecidamente uma das universidades mais concorridas do Brasil. Mesmo em universidades como USP e Unicamp, é comum encontrarmos cursos com menos de cinco candidatos por vaga. Isso não acontece na UFLA. A relação de candidatos por vaga do último processo seletivo da instituição teve o curso de Engenharia Agrícola como o menos concorrido, com 15,38 candidatos por vaga. Em seguida vieram os de Licenciatura em Química, com 15,54, e Engenharia de alimentos, com 16,42.

Comentários

comentários

Veja Também:close