Vantagens da terapia de casal

Vantagens da terapia de casal

Vantagens da terapia de casal

Muitos casais que passam por problemas acabam procurando profissionais para ajudá-los no processo de superação, um deles é o que oferece auxílio psicológico, o terapeuta de casal. Veja quais são as vantagens da terapia de casal e em quais situações ele pode ser procurado.

O que é a terapia de casal

O terapeuta de casal é um profissional especializado em ouvir e dar conselhos sobre os problemas que podem estar envolvidos na vida amorosa das pessoas. As clínicas de terapia podem ser procuradas quando os casais passam por conflitos, saída dos filhos de casa, ausência de comunicação, falta de desejo sexual pelo outro e ainda em situações de luto ou traição.

As vantagens da terapia de casal não estão na mudança radical da opinião ou personalidade do parceiro, mas no estímulo pela compreensão mútua. Os dois lados do problema são expostos e o terapeuta percebe o comportamento e atitude de cada um. Às vezes, uma terceira opinião de fora acaba sendo eficaz e o terapeuta é um profissional na ajuda com os casais.

Vantagens da terapia de casal

Uma das maiores vantagens da terapia de casal é contar o que está acontecendo. Muitas pessoas acabam não expondo o que acontece e alguns medos e receios podem acabar ficando guardados. A principal função do profissional é ir fundo nos problemas que afligem o casal e descobrir as razões do porque aquilo esteja acontecendo. Além disso, uma das vantagens da terapia de casal é que o terapeuta pode apontar problemas que nem mesmo os parceiros podem saber que está acontecendo.

Vantagens da terapia de casal

Uma das vantagens da terapia de casal é que auxilia na comunicação entre os dois. Muitos não conversam sobre o assunto ou até não conversam. A função do terapeuta é incentivar o diálogo entre os dois, sem grito ou falas impensadas. Também é importante apontar as qualidades do outro e se lembrar do porque decidiram se casar ou estar juntos.

Brigas também podem ser um dos fatores que levam os casais a procurarem ajuda profissional. Entre as vantagens da terapia de casal está a que o profissional deve atuar para prevenir que as situações saiam fora do controle. A descoberta do problema e a reconciliação são os objetivos do terapeuta conjugal.

Dúvidas sobre a eficácia da terapia de casal

Muitas pessoas ainda podem duvidar da eficácia da procura pelo profissional e se perguntam se realmente existem as vantagens da terapia de casal. Pesquisas feitas por institutos psicológicos mostram que as sessões com um terapeuta realmente podem ajudar na reconciliação e reencontro amoroso dos parceiros.

Realmente existem vantagens da terapia de casal e o tratamento pode ser bastante benéfico para perceber as falhas de comunicação que casamento possui. Se a pessoa está disposta a esquecer e seguir em frente com o parceiro, o terapeuta ainda pode ajudar a superar os problemas de infidelidade com o conjugue. As vantagens da terapia de casal conseguidas dependem do problema e da disposição de ambos, mas situações difíceis podem ser vencidas.

Comentários

comentários

Veja Também:close