Vitamina K – Benefícios e Alimentos

Vitamina K — Benefícios e alimentos

Que todo e qualquer tipo de vitamina é importante para o nosso organismo, isso ninguém duvida. Mas uma vitamina em especial é capaz de proporcionar inúmeros benefícios ao nosso corpo. Trata-se da vitamina K, presente em alguns alimentos e que, dentre outras coisas, ajuda na boa coagulação sanguínea.

Importâncias significativas da vitamina K?

Hemorragias causadas por uma dieta sem gordura vegetal? É assim que foi descoberta, em 1929, a importância da vitamina Kpara todos os seres humanos, graças a estudos do médico Henrik Dam.

Foi descoberto, desde então, que a vitamina K auxilia no fluxo sanguíneo e favorece o não sangramento contínuo em casos de hemorragia, por exemplo. Além disso, a vitamina K auxilia no desenvolvimento esquelético do corpo, favorecendo seu crescimento saudável e completo.

Outra ajuda importante da vitamina K para os seres humanos está para as pessoas que tem algum tipo de problemas vascular. Estudos apontam que o consumo regular de tal vitamina pode diminuir as dores e sensações ruins causadas pelas varizes, por exemplo.

Onde encontramos tal benefício?

Encontramos facilmente a vitamina K em alimentos como fígado de boi, leite de vaca, espinafre, repolho, couve-flor, ervilha, arroz integral, sementes de soja, chá verde, gema de ovo, aveia, trigo integral, batatas, pepino, manteiga, cenouras, milho, carne de vaca, queijos e carne de porco.

A incidência da perigosa Diabetes tipo 2 pode ser a sua ação diminuída gradualmente com a ingestão da vitamina K presente em alimentos como brócolis, espinafre e couve-flor.

Algumas frutas também são riquíssimas em vitamina K. Podemos citar algumas, tais como o assai, limão, fruta do conde, ameixa seca, uvas, amora silvestre, figo, kiwi e banana.

Perigos da deficiência da vitamina no organismo humano

A falta da vitamina K no organismo humano pode resultar num intestino preguiçoso ou ativo demais, além da pessoa ter maior probabilidade a sangramentos e o não controle de tais consequências.

Pessoas com deficiência em vitamina K também apresentam diminuição significativa na quantidade de plaquetas no sangue, o que acaba contribuindo para a exposição a qualquer tipo de doença, graças ao sistema imunológico também estar prejudicado.

A má formação dos ossos e um crescimento perturbado do ponto de vista esquelético também sugerem a falta significativa da vitamina K no organismo humano. Cabelos quebradiços ou em queda constante, assim como problemas nos dentes também podem ser ligados a falta dessa vitamina.

Por isso é necessário procurar um médico o quanto antes e fazer um exame de sangue completo, principalmente se você possuir alguns dos sintomas mencionados acima.

E vale ressaltar, também, que consumir os alimentos citados anteriormente nessa matéria, em demasia, não ajudará em nada a sua saúde. Por melhor que seja a carne ou vegetal, tudo em exagero prejudica.

Alimentos frescos tem maior concentração da vitamina, como saladas frias, por exemplo. Quando cozinhamos tais alimentos a diminuição do concentrado de vitamina K pode diminuir de 10 até 60%.

Pessoas que estejam utilizando medicamentos anticoagulantes não podem consumir a vitamina K em excesso. Tudo deve ser acompanhado de perto por um médico.

Comentários

comentários

Veja Também:close